Sobre o ENAST

O que é o ENAST

Os Encontros Nacionais de Astronomia, ENASTs, são encontros que reúnem astrônomos profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da Astronomia no Brasil.

Realizados anualmente desde 1998, os ENASTs são organizados por comissões locais compostas por grupos e associações de astrônomos com o apoio de um conselho nacional. São realizados sempre no mês de novembro de cada ano, preferencialmente, aproveitando os feriados. A duração do evento pode ocorrer entre dois a quatro dias onde são apresentadas palestras de pesquisadores renomados, trabalhos acadêmicos, oficinas, minicursos, exposições de pôsteres, astrofotografias, instrumentos, observações telescópicas, apresentações artísticas entre outros. A média de público nos encontros é de 200 a 300 participantes, sendo que o evento desperta também grande interesse do público e dos meios de comunicação local..

O adiamento

Em 2020, como consequência da pandemia, o 23º ENAST, que seria realizado na cidade de Brotas, São Paulo, foi adiado para o próximo ano, então, para que não seja quebrada a sequência de eventos o conselho nacional resolveu realizar uma edição virtual, organizada pelas entidades que já realizaram o evento a fim de trazer ao público um ciclo de palestras, apresentações, debates e mesas redondas sobre Astronomia.